Você sabe o que é Black Friday?


Conheça um pouco da história e o que ocorre durante este dia aqui no Brasil

Certamente você já tenha ouvido falar em Black Friday e já deve ter percebido que em certa época do ano muitos e muitos e-mails enchem a sua caixa postal, enquanto as lojas físicas e online ficam cheias de promoções com esse nome, não é mesmo?

Traduzindo para o português, Black Friday quer dizer “sexta-feira negra” e representa um dia inteiro de descontos, muitos deles generosos, organizados pelo varejo e em vários segmentos, o que inclui passagens aéreas.

No início, o termo foi usado com referência a uma grande queda na Bolsa de Nova York, em 1869. Segundo a BBC, naquele ano, dois especuladores tentaram tomar o mercado de outro da Bolsa e o governo americano precisou intervir, elevando a oferta da matéria-prima. O resultado foi que os preços do ouro caíram demais e muitos investidores quebraram.

A expressão Black Friday como usamo atualmente só surgiu anos depois deste incidente econômica, na Flórida. Dizem que alguns policiais começaram a se referir a essa grande liquidação que ocorre após o Dia de Ação de Graças em função do caos que este dia causa ao trânsito e ao aumento excessivo de consumidores que saem as compras.

Vale frisar que foi apenas em meados dos anos 1990 que o termo de fato saiu da Flórida tornando-se popular em todo o território americano. O mais interessante de tudo é que, mesmo depois desse nome, a Black Friday só tomou a proporção que tem hoje, como o principal dia de vendas nos Estados Unidos, no ano de 2001.

Aqui no Brasil ela ocorre na última sexta-feira de novembro, ocasião em que os consumidores se aventuram pelas lojas atrás de produtos com 50% e, às vezes, até mais de 70% de descontos.

No dia do Black Friday os estabelecimentos abrem as portas mais cedo e os consumidores fazem fila a espera da abertura para conseguir os melhores descontos. Mesmo a data não sendo um feriado instituído, alguns consumidores recebem este dia de folga para aproveitar as ofertas oferecidas. Além dos Estados Unidos e Brasil, países como Portugal, Reino Unido, Austrália, Canadá e Paraguai também incluem esta data no calendário comercial.

Yupptech - Agência de Tecnologia e Marketing(Black Friday)

Yupptech – Agência de Tecnologia e Marketing(Black Friday)

 

Yupptech: www.yupptech.com.br


ÚLTIMOS POST

Contato

Av Brigadeiro Luís Antônio 2050
6º Andar - Sala 61 - Bela Vista
São Paulo/SP - CEP: 01318-002
(11) 3529-0906
[email protected]